Portella Bar – Dica de restaurante em Santa Teresa

Visitei o famoso Largo do Guimarães, no pitoresco bairro de Santa Teresa na região central do Rio. O famoso lar do bondinho amarelo. Uma noite boêmia com bastante sabor. Confira a dica de um bom lugar para passear,curtir boa comida e música ao vivo.

Casal em largo do guimaraes em santa teresa no rio de janeiro
Ao fundo, o Portella Bar. Observe os trilhos do famoso bondinho no asfalto.

Santa Teresa

O bairro nasceu no século XVIII, quando a alta sociedade começou a sair da região central da capital do império e passou a levantar casarões ao estilo francês da época. Em meio a densa floresta, havia um clima mais ameno, o que podia se considerar mais próximo do europeu. Era o que se queria na época. Lá surgiu o moderno sistema de bondes, que no primeiro momento era puxado por animais e logo em seguida foi eletrificado, se tornando um dos mais modernos sistemas de transporte público daquele momento.

A história ficou pra trás nos deixando um lugar belo e com uma poesia no ar. Sim, vale muito visitar esse local que lhe renderá belas fotos!

Largo do Guimarães

O que encontrar em Santa Teresa?

Tratando de curtição na cidade do Rio, para aquela galera que quer trocar uma ideia em meio a pessoas diferentes, música ao vivo e um belo visual, recomendo as ladeiras de Santa Teresa. Lá você vai encontrar opções para todos os bolsos. O público é bem eclético. Vai cruzar com pessoas de várias partes do mundo, e do Brasil é claro. Bichos grilo vendendo suas puseiras, músicos solo, baiana vendendo acarajé na calçada, hippies, rastafaris… Ser diferente por lá é normal então sinta-se livre de julgamentos!

Comida de rua

Santa Teresa não tem apenas bares e restaurantes incrustrados em antigos casarões tombados pelo patrimônio histórico nacional. Ali mesmo no Largo do Guimarães, nós encontramos as tradicionais barraquinhas de rua vendendo lanches e bebidas.

Acarajé

Seguindo ladeira abaixo, após o Largo do Guimarães, na calçada da rua Paschoal Carlos Magno em frente ao batalhão da Polícia militar, o cheiro do dendê me “levou” até a Bahia! Uma jeitosa barraquinha de acarajé com uma simpática senhora vestida a caráter. Cumprimentou primeiramente minha esposa se referindo a ela como mana. Pedi o bolinho sem pimenta e estava perfeito! Muito gostoso mesmo!

Vendedora de Acaraje em santa teresa
Acarajé em Santa Teresa
Acarajé de rua

O Portella bar

Em meio diversas opções gastronômicas ali presentes, se destacava um belo prédio antigo. Em seu interior uma luz baixa e aconchegante, garrafas penduradas por uma corda no teto, música sendo tocada no interior do estabelecimento e cheiro de comida boa. Decidimos ficar por ali. Fomos muito bem recepcionados pelo garçom. Escolhi uma mesa com vista para a rua.

Cardápio

O cardápio possui variadas opções de pratos típicos do nordeste do país. Opções de petiscos, porcionados ou pratos feitos. Possui variada carta de bebidas.

Escolhemos o prato Carne de Sol ou Jabá á moda. Esta opção é composta por Arroz, tutu de feijão e macaxeira, porém trocamos a macaxeira, ou aipim, por batatas fritas…

A carne estava deliciosamente macia, o tutu de feijão caiu bem com a carne salgada. Um destaque que trazia mais sabor ao prato foi a deliciosa e saborosa pimenta. A Thati pediu uma caipirinha de morango.

Jabá a moda (Carne de sol)

O valor do prato foi de R$ 92,00. Alimenta duas pessoas perfeitamente. Cobram a taxa de serviço de 10% e o couvert artístico. A caipirinha custou 23 reais.

Pimenta

Como chegar?

O bar restaurante Portella fica localizado na rua Paschoal Carlos Magno, 139 no Largo do Guimarães em Santa Teresa. Na parte da noite o bondinho não funciona, então essa não será uma opção. Quem vem de trem pode pegar o ônibus 007 próximo a Central do Brasil. Recomendo o bom e velho aplicativo de transporte para chegar lá confortavelmente.

Me siga no Instagram

O Instagram do Comida Brasileira está repleto de boas informações e dicas que coloco por lá em tempo real. Siga aqui no comidabrasileira.com.br

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe um comentário

*

Seja o primeiro a comentar!